Dicas para aumentar o desempenho do Windows 10

Postado por: William Silva Em: Vizualizações: 376

Tenha mais velocidade em seu PC com ajustes simples

O Windows 10 possui um desempenho eficiente e detém de diversos recursos bem úteis para qualquer usuário que trabalha seguidamente em cima de um computador. Porém, sabemos que excesso de arquivos, diversos programas abertos simultaneamente e entrada de vírus podem prejudicar quem necessita de agilidade e rapidez.

Com base nisso, preparamos aqui uma sequência de dicas que poderá ajudar você a melhorar o desempenho de seu computador para que não lhe prejudique mais em suas tarefas diárias. Veja a seguir.

Verificar se há atualizações

Realizar atualizações do sistema operacional torna-se importante para corrigir erros e falhas de atualizações anteriores, muitas vezes também podem ser liberados recursos novos para facilitar a utilização do usuário.

Passo 1. Acesse a busca do sistema e pesquise por “atualizações”. Clique sobre “verificar se há atualizações”;

Passo 2. O menu do Windows Update será aberto, se houver atualizações disponíveis o sistema fará automaticamente.

Fazer limpeza de disco

A limpeza de disco irá remover inúmeros arquivos existentes em seu HD, alguns até que você nem sabia que estavam ali, muitos são inúteis ao usuário e podem ser facilmente removidos, liberando mais memória de armazenamento.

Passo 1.  Clique com o botão direito do mouse sobre o disco e vá em “Propriedades”;

Passo 2. Clique no botão “Limpeza de disco”, ao lado do gráfico de capacidade;

Passo 3. Marque os arquivos que serão deletados e clique em “OK” para iniciar a limpeza.

Desinstalar programas não utilizados

É muito comum ter em nosso computador alguns programas que não sabíamos que tínhamos instalado em nossa máquina, alguns desses programas se instalam junto com outros baixados e nem nos damos conta, que, por fim, acabam sendo executados em segundo plano em nosso sistema, consumindo também nossa memória.

Passo 1. Abra o Painel de Controle e clique na opção “Programas e Recursos”;

Passo 2. Clique sobre o programa desejado e vá na opção “Desinstalar”. Cada programa tem um processo diferente de desinstalação – você deve seguir as orientações da tela.

Desfragmentar o sistema

Em todo PC com Windows existe uma ferramenta de desfragmentação de disco, que permite rearranjar os arquivos no seu devido lugar. Quando você instala um novo software ou baixa uma música, o Windows vai deixando os arquivos salvos de acordo com o espaço disponível no disco. Porém, o sistema faz isso de forma literal, o que significa que uma parte do seu arquivo pode estar em uma parte do disco, mas a restante, em outra. 

O sistema funciona dessa forma para não precisar trabalhar constantemente, e é isso que acaba causando lentidão no PC. Ao desfragmentar o disco, você "agrupa" os pedaços de arquivos no mesmo local, de modo que o Windows vai buscar os arquivos necessários no mesmo lugar. Então, o tempo de busca e abertura dos arquivos fica bem menor.

Passo 1. Para desfragmentar o sistema, acesse a busca do sistema e digite “desfragmentar”. Clique sobre a opção "Desfragmentar e Otimizar Unidades";

Passo 2. Escolha o disco que será desfragmentado e clique em “Analisar”, para o sistema verificar o grau de fragmentação atual;

Passo 3. Ao final, clique em “Otimizar” para iniciar o processo de desfragmentação.

Apagar arquivos temporários

O Windows e a maioria dos programas, criam arquivos temporários para seu uso. Porém, nem todos os programas apagam os rascunhos que criam, deixando-os entulharem o sistema do usuário. Os arquivos temporários ocupam espaço no HD, como qualquer outro arquivo, por isso é importante apagá-los.

Passo 1. Abra o menu Iniciar e clique em “Configurações”;

Passo 2. Clique na opção “Sistema”;

Passo 3. Acesse a aba “Armazenamento” e clique sobre “Meu computador”;

Passo 4. Encontre a opção “Arquivos temporários” e clique sobre ela;

Passo 5. Selecione os arquivos temporários que serão excluídos e clique em “Remover arquivos".

Verificar Malware e vírus

Vírus e Malwares são ameaças que acabam infectando seu computador e prejudicando o desempenho e funções de sua máquina, tornando seu uso bem debilitado e, em as em algumas vezes, torna-se até impossível a utilização. Caso você não tenha um antivírus, pode utilizar o Windows Defender para verificar se seu computador está vulnerável a ameaças.

Passo 1. No campo de busca, digite “Windows Defender” e abra a “Central de Segurança do Windows Defender”;

Passo 2. O programa mostrará se seu computador está seguro ou não. Clique em “Proteção contra vírus e ameaças” para fazer uma varredura.

Passo 3. Você pode fazer uma verificação rápida ou avançada no sistema.

Reiniciar o PC

Manter o computador ligado por períodos muito longos pode acumular processos no sistema, incluindo serviços que não estão sendo mais utilizados, deixando o sistema pesado. Pode não parecer uma ação importante, mas o simples gesto de desligar a máquina ou reiniciá-la fará com que o sistema elimine esses processos e volte ao desempenho tradicional.